Gastronomia (Guatemala)
Comidas típicas da Guatemala
Elote Loco
Por mais que o nome seja um tanto quanto estranho, o “milho louco” é uma comida de rua muito popular na Guatemala. O elote loco é bem simples, consiste em milho grelhado, coberto de catchup, maionese e queijo.
Fiambre
O fiambre é um tipo de salada bem incrementada, feita principalmente no mês de novembro, durante a celebração do Dia dos Mortos e do Dia de Todos os Santos. Ela pode ser feita com diversos tipos de carnes defumadas, mas principalmente a de porco. Alguns lugares a preparam com dezenas de ingredientes, como variedades de carnes, ovos, peixes, conservas, legumes e especiarias.
Tamales
Os tamales são comuns em toda América Central, inclusive na gastronomia da Guatemala. Eles são feitos a partir de uma massa de milho enrolada na folha de bananeira para cozinhar. Podem ser recheados com carnes, peixes e frutos do mar, mas também é possível ter uma opção vegana, recheada com legumes e vegetais.
Pupusas
As pupusas são extremamente fáceis de encontrar e são acessíveis para todos os bolsos. Elas consistem em uma tortilha de milho mais grossa, recheada com grãos refogados, queijos variados, carnes, peixes, frango ou frutos do mar. Normalmente são servidas acompanhadas de uma salada de repolho com salsa.
Frijoles Volteados
O frijoles volteados é muito comum no café da manhã dos guatemaltecos. Ele consiste em feijão preto refogado e esmagado, formando uma pasta bem grossa, que é usada para passar em pães, tortilhas e torradas.
Pepián de Frango
O pepián de frango foi originado através do mix da cultura maia com a cultura espanhola. Esse guisado picante é considerado o prato mais tradicional da região. Ele contém frutas, legumes, especiarias e principalmente frango. Além disso, ele é comumente servido com arroz e tortilhas.
Comentários
Postar um comentário