Origem da Guatemala


Período Colonial da Guatemala

O território da Guatemala foi descoberto em 1523 quando uma frota de fragatas do Império Espanhol chegaram ao território. Ele era povoado pelos maias-chiqués, cachiqueles e tzutoiles. Sua tecnologia era atrasada e atividades econômicas revelavam estagnação cultural.
Como outros grupos ameríndios não possuiam conhecimentos avançados como transportes, nem a metalurgia, seus instrumentos e armas eram feitos de pedra e madeira.
Em 1523 foi realizada a primeira expedição em território maia, onde encontrou grande resistência, levando assim a conquista do território sendo apenas em 1544.

Uma pesquisa feita pelo Jornal Prensa Libre de Guatemala sugere que, segundo documentos, o nome de Guatemala já aparecia com esta grafia no ano de 1524. O nome se dá e vem da palavra Quauhtemallan, do idioma náhualt. É o nome pelo qual os indígenas chamavam o território cakchique.

Independência

Em 1º de julho de 1823, um congresso reunido por Filisola declarou a independência da Federação das Províncias Unidas da América Central (GuatemalaEl SalvadorNicaráguaHonduras e Costa Rica), com capital na Cidade de Guatemala, que subsistiu até 1839. O colapso da federação foi resultado de uma forte oposição liderada pelo general conservador Rafael Carrera, o qual, à frente de um exército popular, assumiu o poder em 1838. Eleito presidente em 1844, promulgou a independência do país em 21 de março de 1847 e governou autoritariamente até sua morte, em 1865.


Comentários